21.11.12

Informática e aprendizagem

A importância da informática nas escolas fundamentais de São Bernardo do Campo

        Nos dias atuais, é notável a importância da integração dos recursos tecnológicos em especial a informática no ambiente educacional, principalmente nesse momento onde a velocidade e quantidade de informações se multiplicam a cada dia e novas formas de ensinar e aprender são necessárias.
       Essa introdução dos computadores nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo começou a chegar às escolas em 2002.
       A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional.
Com esse artigo  pretendo discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre a introdução da informática na escola, como: o ser humano e a tecnologia, a função do coordenador de informática.

Segundo FRÓES: "A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam..."
A tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo.
             A prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, lançou no início do ano o portal www.educacao.saobernardo.sp.gov.br, que permite aos educadores, alunos e pais acesso a todos os indicadores da rede - inclusive ao planejamento pedagógico.
                                          O ser humano e a tecnologia

Para introduzir  a informática na escola, não basta ter um laboratório equipado, professores treinados e um projeto pedagógico. A experiência mostra que sem a figura do coodenador  de informática o processo "emperra". Mas quem é esta pessoa? e por que ela é tão importante?
Peça principal do processo, ele não deve ter apenas uma formação técnica. Esse profissional deve ter uma formação pedagógica, uma experiência de sala de aula, deve ser capaz de fazer uma ponte entre o potencial da ferramenta (software educativos) com os conceitos a serem desenvolvidos.
 O Coordenador do Laboratório de Informática
 O coordenador de informática  deve estar atento e envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas para poder sugerir atividades pedagógicas, envolvendo a informática.
Em resumo, o coodenador de informática deve:
  • ter uma visão abrangente dos conteúdos disciplinares e estar atento aos projetos pedagógicos das diversas áreas verificando sua contribuição;
  • ter um a experiência de sala de aula e conhecimento de várias abordagens de prendizagem;
  • perceber as dificuldades e o potencial dos professores, para poder instigá-los e ajudá-los;
  • mostrar para o professor que o Laboratório de Informática deve ser extensão de sua sala de aula e esta deve ser dada por ele e não por uma terceira pessoa;
  • pesquisar e analisar os softwares educativos;
  • ter uma visão técnica, conhecer os equipamentos e se manter informado sobre as novas atualizações.
Na EMEB Benedito José de Morais a tecnologia é compreendida como um instrumento a serviço do aluno. Os professores se utilizam dela como recurso para estimular a aprendizagem. A escola tenta formar uma sociedade em que o homem seja o centro e utilize a tecnologia a serviço do bem de todos. 
                                                                                                                         Fátima Vitoriano.
   

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