9.2.15

Trabalho desenvolvido no Laboratório de Informática / 2011

Neste ano letivo desenvolvemos diversos trabalhos com as turmas da nossa escola. Procuramos estabelecer parcerias com as professoras buscando sempre complementar os estudos realizados em sala de aula, o protagonismo do aluno e a autonomia da professora no uso das TIC’s.

Veja a seguir nossas produções...

          1º. ANOS DO CICLO INICIAL


 Projeto “Brincadeiras”: Realizamos a apreciação e o estudo das obras do artista plástico Ivan Cruz; os alunos reproduziram  um quadro escolhido em dupla no Paint; vivenciaram e registraram (com fotografias) as brincadeiras; digitaram as regras construídas coletivamente pela turma utilizando o Word; construíram  brinquedos com material estruturado (Lego Dacta). A finalização do projeto foi feita pela PAPE no Movie Maker resultando num livro eletrônico.
    

Veja os links:
 
Sequência de atividades: Realizamos a apreciação e o estudo das obras da artista plástica Tarsila do Amaral; Escolha dos quadros (Abapuru, Urutu, A lua e A cuca); Registro fotográfico das crianças; Inserção da imagem do aluno dentro do quadro escolhido da Tarsila utilizando o Fotomix (cada aluno recortou e montou seu trabalho).
                    
              


             2º. ANOS DO CICLO INICIAL
 
Sequência de atividades: Realizamos a apreciação e estudo das obras sobre o artista plástico Juan Miró; os alunos reproduziram as obras escolhidas em duplas no Paint.
  
 

 

Projeto “Alimentação Saudável”: Pesquisa e confecção de um folheto informativo sobre Frutas utilizando Paint e Publisher. Fizemos uma lista de frutas preferidas da turma. Cada criança desenhou sua fruta no Paint depois a PAPE salvou como imagem cada desenho e fez uma montagem com todas as frutas para a capa do folheto. Cada dupla escolheu uma fruta da lista para pesquisar e registrar curiosidades. A turma fez um levantamento de receitas utilizando frutas e registrou uma escolhida por todos. Pesquisamos também algumas tabelas sobre a época das frutas.
Sites utilizados nas pesquisas:





2º. ANOS DO CICLO I

Projeto “Fábulas Animadas”: Apreciação e discussão sobre as características de fábulas animadas, utilizando vídeos dos sites: UolYoutubeCanalKids.
 Exploração do recurso de animação utilizando o Power Point (repetição de slides e animação personalizada). Construção dos personagens e cenários da fábula escolhida pela turma no Tux Paint (todas as imagens foram salvas em jpeg). Utilizando as imagens criadas pelas crianças e o recurso de repetição de slides com um pouco de movimento no Power Point construímos as cenas animadas. As crianças gravaram a narração com o Audacity e digitaram os textos no Word. A PAPE finalizou o trabalho juntando todas as cenas no Movie Maker.
 Veja as fábulas animadas nos  linKs:


Sequência de atividades : Realizamos a apreciação e estudo sobre o artista plástico Romero Britto; apreciação de retratos feitos pelo artista; utilizando o Paint, os alunos criaram o fundo do seu autorretrato no estilo do Romero ; cada aluno fez a inserção de sua foto no trabalho do Paint utilizando o Fotomix; retomada doautorretrato no Paint para inserir texturas complementando o trabalho; digitação dos textos autobiográficos no Word; confecção de um livro da turma (com autobiografia e autorretrato).

1°. ANOS DO CICLO II

Projeto “Sistema Solar/OBA”:  Realizamos pesquisas, simulado (feitos no Power Point), uso de aplicativos.
 Projeto “Água”: Desenvolvimento de uma Webquest sobre Água finalizando na construção de um vídeo feito em dupla no Movie Maker pelos alunos (a PAPE juntou todos os vídeos num único filme da turma).
Veja os vídeos nos links:


Sequência de atividades: Estudo e construção de HQ utilizando o aplicativo “HagáQuê”/CD Room Turma da Mônica Quadrinhos. Tivemos muita dificuldade no momento de salvar e imprimir os trabalhos realizados. Foi necessário copiar a tela (utilizando a tecla "Print Scrn") e montar as páginas para impressão. Mais o resultado valeu a pena. Cada aluno levou a sua produção para casa.


2º. ANOS DO CICLO II

No primeiro trimestre os alunos pesquisaram na internet, e Power Point sobre sistema solar, planeta água, projeto alimentação e projeto jornal.
Fizeram montagens com as caixas motorizadas de acordo com proposta de cada turma dentro do projeto aguáh.
Pesqusaram biografias dos artistas: Wassily Kandinsky e Cândido Portinari.
No segundo trimestre realizamos as etapas referentes as caixas 9654 e 9630. E a utilização do software Robolab.
Finalizaram as montagens no terceiro trimentre.
Vejam algumas fotos:


PAPE: Fátima Vitoriano e Denise 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sempre seu comentário!! Obrigado!!