Objetivos
-
Apresentar linguagem programação fora do computador
- Compreender lógica de programação.
- Compreender lógica de programação.
Materiais necessários
Blocos
plastificados de comandos Scratch e fita adesiva colorida, impressão de planetas,
estrela e obstáculos espaciais.
Preparação
- Criar um
circuito temático (Sistema Solar)
-
Impressão de fichas de comandos do Scratch
Condução
Comece
caracterizando um aluno como um Robô e que ele só funcionará a partir de programações
previamente desenvolvidas, o Robô obedecerá exatamente o que estiver no seu
script de programação.
Apresente
para a classe as placas de programação e as várias combinações possíveis, e
apresente também o trajeto previamente montado no chão com fita adesiva
colorida.
De forma coletiva, eleja um membro para ser o “robô” e explique que este apenas pode seguir os comandos fixos na parede.
Permita que o grupo converse e construa a programação para que o robô caminhe pelo trajeto. Quando a programação estiver concluída é hora de executar. Dialogue sobre as facilidades e dificuldades encontradas na construção da programação e sobre o robô, foi fácil seguir os comandos?
Discussão e reflexão com os alunos
Ao término da atividade os alunos sobraram a dificuldade de identificar
direita e esquerda, e de sequenciar ações que parecem tão comuns e que são
realizadas sem perceber, como por exemplo, entrar em um cômodo da casa ou virar
em uma rua. Para a pessoa que interpretou o robô ficou muito difícil esperar
por um comando para realizar uma ação.Os alunos compreenderam que uma máquina só realiza tarefas, sejam elas simples ou complexas a partir de programas que dirão a elas o que fazer.
PAPPs Debora Cavalcante e Roberta Ribeiro
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