24.6.19

Scratch Desplugado


Objetivos
- Apresentar linguagem programação fora do computador
- Compreender lógica de programação.
Materiais necessários
Blocos plastificados de comandos Scratch e fita adesiva colorida, impressão de planetas, estrela e obstáculos espaciais.
Preparação
- Criar um circuito temático (Sistema Solar)
- Impressão de fichas de comandos do Scratch

Condução
Comece caracterizando um aluno como um Robô e que  ele só  funcionará a partir de programações previamente desenvolvidas, o Robô obedecerá exatamente o que estiver no seu script de programação.
Apresente para a classe as placas de programação e as várias combinações possíveis, e apresente também o trajeto previamente montado no chão com fita adesiva colorida.

De forma coletiva, eleja um membro para ser o “robô” e explique que este apenas pode seguir os comandos fixos na parede.
Permita que o grupo converse e construa a programação para que o robô caminhe pelo trajeto. Quando a programação estiver concluída é hora de executar. Dialogue sobre as facilidades e dificuldades encontradas na construção da programação e sobre o robô, foi fácil seguir os comandos?
Discussão e reflexão com os alunos
Ao término da atividade os alunos sobraram a dificuldade de identificar direita e esquerda, e de sequenciar ações que parecem tão comuns e que são realizadas sem perceber, como por exemplo, entrar em um cômodo da casa ou virar em uma rua. Para a pessoa que interpretou o robô ficou muito difícil esperar por um comando para realizar uma ação.
Os alunos compreenderam que uma máquina só realiza tarefas, sejam elas simples ou complexas a partir de programas que dirão a elas o que fazer.














PAPPs Debora Cavalcante e Roberta Ribeiro

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